Boletim ANPEd - set/out de 2019

Editorial

Prezada/o Associada/o,

a ANPEd realiza a partir do próximo domingo (20), na UFF em Niterói-RJ, nossa 39ª Reunião Nacional. O encontro acontece sob ataques inacreditáveis à educação e à pesquisa. Os cortes financeiros com que convivemos em 2019 e o cenário anunciado nos debates do orçamento 2020 tornam todas as ações de resistencia urgentes. A qualidade e quantidade da pesquisa e de pesquisadores que se reunirão em Niterói sublinham a importância e o compromisso da área com o desenvolvimento da pesquisa científica que construa um país democrático, livre e soberano. Acesse aqui neste Boletim detalhes dos cinco dias de encontro que reunirá pesquisadores, professores e alunos de instituições de todo país e convidados internacionais. A produção científica na Educação será apresentada nos 23 GTs e em Painéis Temáticos, além Minicursos (com inscrições abertas), debates plurais em Sessões Especiais, Sessões Conversas, simpósios, homenagens, feira e lançamentos de livro, atividades culturais e outras. Fique por dentro do encontro e das últimas alterações baixando o aplicativo do evento.

Este Boletim traz conteúdos que espelham esse contexto de urgência do encontro, como entrevista exclusiva com o conferencista de abertura da Reunião Nacional, o sociológo Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra) e entrevista com Luiz Dourado (UFG), relator das diretrizes CNE 02/2015 sobre Diretrizes Curriculares para Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, colocadas na mira de desmanche pelo atual governo. 

O grande número de posicionamentos publicados pela Associação recentemente - das propostas de fusão da CNPq e Capes e desmonte da ciência a política de genocídio nas favelas do Rio e de abandona das Escolas do Campo - mostram a necessidade de uma atuação vigilante da ANPEd.

Depoimentos de expectiva dos coordenadores de GTs para a 39ª ANPEd, ao mesmo tempo, reiteram a força da união e da valorização da pesquisa neste momento. Não por acaso a Associação chega a quatro décadas, como destacado em Dossiê especial da RBE sobre os 40 anos ANPEd sobre o qual você fica sabendo mais por aqui. Encarar o presente de lutas se faz encorajante frente a esse caminho trilhado até aqui por tantos e brilhantes professores, como Jacqueline de Morais (GT 13) e Alceu Ferraro (ex-presidente da Associação), que nos deixaram nesses últimos dias. Valorizar a trajetória de nossas referências ganha ainda mais importância assim com o depoimento de Dermeval Saviani, cuja vida acadêmica se confunde com a própria pós-graduação em Educação no Brasil - o professor é convidado desta edição do projeto Memória ANPEd.

Na abertura da Reunião Nacional na UFF, os presentes poderão conferir um minidocumentário especial a partir dos depoimentos do projeto Memória ANPEd. Conferia teaser:

* Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

- Entrevistas do projeto Ação Educação Democrática no programa Pensar a Educação na rádio UFMG Educativa.

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

Expediente

Ano VIII - n.51 - set/out 2019 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência Criativa” | Presidente: Andréa Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br