Boletim Ano V - n. 22 - Setembro/2016

Editorial

Prezados(as) associados(as) da ANPEd,

navegue aqui pelo Boletim da ANPEd do mês de setembro de 2016. Os diferentes conteúdos disponíveis estão diretamente relacionados ao contexto social e político crítico pelo qual passamos, que se reflete no afastamento da presidenta Dilma Rousseff sem comprovação de crime de responsabilidade (processo em que a ANPEd se posicionou contrária desde o início) e preocupantes medidas que antecipam um desmonte na Educação realizado pelo atual governo de Michel Temer. É nesse sentido que o Boletim traz uma entrevista especial com Paulo Sena (consultor jurídico da Câmara dos Deputados) sobre os impactos da PEC 241, que congela os gastos com Saúde, Educação, Previdência e Assistência Social pelos próximos 20 anos, negando a Constituição de 1988 e as metas do PNE. Outro tema central do boletim de Setembro, abordado em reportagem especial, refere-se à Medida Provisória do Ensino Médio (MP 746/2016).  

Com o propósito de amplificar as qualificadas vozes dos associados da ANPEd, também convidamos você a ler reportagem em que pesquisadora da Associação, Nalu Farenzena, analisa as eleições municipais a partir de entrevistas de candidatos concedidas ao portal, o que proporciona um olhar sobre a forma como a Educação é tratada nestes pleitos em todo o país. Outro conteúdo especial diz respeito a uma reportagem sobre a relação da pesquisa com os professores da rede básica, tendo como fio as experiências do OBEDUC, que tristemente parace ter chegado ao fim.

Além de notícias institucionais e da atuação da Associação na agenda da educação brasileira, trazemos conteúdos sobre as três reuniões científicas regionais da ANPEd já ocorridas este ano (Sudeste, Sul e Nordeste), com entrevistas, reportagens, fotos e vídeos em diferentes suportes (até o final do ano ainda serão realizados os encontros Norte e Centro-Oeste). Em cada um destes eventos, temos percebido fortes posicionamentos que evidenciam a capacidade da pesquisa e da pós-graduação de atuar num contexto de riscos à democracia e práticas de resistência - não por acaso este será o eixo temático da ReunIão Nacional da ANPEd que ocorrerá em outubro de 2018 em São Luiz do Maranhão (mais informações também neste Boletim).

Siga nos acompanhando pelas redes sociais da ANPEd! Acesse também EVENTOS e EDITAIS da Educação.

Boa leitura!

Expediente

PORTAL da ANPEd www.anped.org.br Ano V - n.22 - setembro/2016 Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiárias de comunicação: Amanda de Oliveira Costa e Camila Shaw - Biênio 2015-2017 Gestão “Resistência e Movimento” Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) ANPEd Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09:00 às 18:00