Boletim Ano V - n. 20 - Maio/2016 - Especial "Conquistas em Risco"

Editorial

O presente Boletim da ANPEd circula entre seus associados num contexto extremamente delicado para a política brasileira e a vida nacional. No momento do fechamento deste editorial estávamos na eminência da aceitação pelo Senado Federal do processo de impeachmant da Presidente Dilma Rosseuff sem que crime de responsabilidade houvesse sido a ela atribuído. A ANPEd considera que estamos diante de ruptura com o estado democrático de direito, apesar do cumprimento de formalidades técnicas e  jurídicas que encobrem o julgamento político do mandato da Presidenta eleita e que buscam sustentar um frágil processo de impeachment que lança o Brasil em periodo de profunda instabilidade jurídica e institucional.  O desrespeito à escolha de 54 milhões de brasileiros nas urnas é gritante e se configura em editoriais de jornais internacionais de todo mundo. Em manifesto publicado no dia 9 de maio, a Associação apontou como tal processo também põe em risco o próprio direito à Educação, colocando na berlinda avanços sociais, a garantia de cumprimento das metas do PNE, o combate ao avanço conservador na sociedade e congresso e à privatização da educação - ideal este que aparece como pilar do governo ilegítimo que se aflora a tomar a condução nacional.

Nesse sentido, entendemos como oportuna a ampla reflexão oferecida sobre nossa área com um boletim especial denominado "Conquistas em Risco". Para tal, conclamamos qualificados pesquisadores da Educação e associados da ANPEd a abordarem, à luz do contexto atual, temas como o Ensino Médio, a Educação Infantil, a expansão do Ensino Superior, a privatização da escola pública, o Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a e laicidade na escola. Foram tratados no boletim outros assuntos que nos atravessam em contexto de avanço de forças e teses conservadoras que ameaçam a liberdade de expressão e a agenda de Direitos Humanos, tais como o chamado projeto "escola sem partido" e aquilo que conservadores denominam como "ideologia de gênero". Mais do que opiniões, as entrevistas e depoimentos refletem a consistência de visões amparadas em pesquisas acadêmicas e comprometidas com análises críticas. Dessa forma, tais professores e pesquisadores não se furtam em colocar em perspectiva as contradições já instaladas no governo federal, como o avanço da mercantilização dos sistemas de ensino e o desprestígio da Educação, sendo esta alvo recorrente de cortes em momento de crise, cortes estes denunciados pela ANPEd em notas e manifestos anteriores. Em outro viés, as contribuições dos articulistas também apresentam com clareza o histórico de árduas conquistas sociais dos últimos anos que encontram-se inegavelmente em risco. Por fim, cabe salientar que as análises contidas são de responsabilidade dos entrevistados, mas que também refletem a própria ideia do que vem a ser a ANPEd, uma associação de caráter coletivo, que cultiva o respeito à pluralidade de ideias e que está comprometida com uma educação laica, universal, gratuita e de qualidade para todos.

Convidamos você a também navegar pelas seções presentes neste Boletim nas quais estão dispostos conteúdos de relevância sobre a atuação da Associação na agenda da educação brasileira, assim como comunicados institucionais, coberturas jornalísticas e informações sobre os cinco encontros científicos regionais da ANPEd que acontecem este ano.

Boa leitura!

Expediente

PORTAL da ANPEd www.anped.org.br Ano V - n.20 - maio/2016 Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiária de comunicação: Tatiana de Carvalho Oliveira Diretoria - Biênio 2015-2017 Gestão “Resistência e Movimento” Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) ANPEd Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09:00 às 18:00