Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:70

PRÁTICAS, NARRATIVAS E MEMÓRIAS DA DIÁSPORA: PAISAGENS DE UMA PESQUISA

PASSOS, Mailsa Carla Pinto
CARVALHO, Carlos Alberto de

HIPHOPOLOGIA: O QUE DIZEM PESQUISADORES BRASILEIROS SOBRE O HIP HOP NA ESCOLA?

RIBEIRO, William de Góes

SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM JOVENS NEGROS NUM ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER DE UMA GRANDE METRÓPOLE

FELIZARDO JUNIOR, Luiz Carlos

A PERCEPÇÃO DA DISCRIMINÇÃO RACIAL PELAS LENTES DE FAMÍLIAS NEGRAS E BRANCAS EM CUIABÁ – MT

GOMES, Márcia Regina Luiz

ENTRE O SENTIMENTO DA INFÂNCIA E A INVISIBILIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: AMBIGÜIDADE NO SÉCULO XIX

JOVINO, Ione da Silva

O PAPEL EXERCIDO POR FAMÍLIAS NEGRAS E DE MEIOS POPULARES NA TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS (PERNAMBUCO, 1950-1970)

SILVA, Fabiana Cristina da

ARKHÉ: CORPO, SIMBOLOGIA E ANCESTRALIDADE COMO CANAIS DE ENSINAMENTO NA EDUCAÇÃO

PETIT, Sandra Haydée
CRUZ, Norval Batista

MICRO-AÇÕES AFIRMATIVAS NO COTIDIANO DE ESCOLAS PÚBLICAS

JESUS, Regina de Fatima de

EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DESVALIDAS NA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX

ARANTES, Adlene Silva

COMUNIDADES AFRO-BRASILEIRAS: COMUNIDADES ÉTICAS QUE RESISTEM AO INDIVIDUALISMO PELA AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE

BACKES, José Licínio

COTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO E A PERSPECTIVA DE CONQUISTAR OUTROS ESPAÇOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

NORÕES, Katia Cristina

FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO: AÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO DO PIBID DIVERSIDADE

SILVA, Jaqueline Barbosa da
SILVA, Fátima Aparecida

DIALOGAR COM A DIFERENÇA: ESCUTA DAS VOZES FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS AS QUOTAS ÉTNICAS

ESTÁCIO, Marcos André Ferreira

A “CONSTITUIÇÃO” DA NAÇÃO BRASILEIRA EM DISPUTA: O DEBATE EM TORNO DA (IN) CONSTITUCIONALIDADE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

JESUS, Rodrigo Ednilson de

NEGRITUDE E BRANQUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA

PACÍFICO, Tânia Mara
TEIXEIRA, Rozana

A DIDÁTICA DA DUPLA CONSCIÊNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

MOLINA, Thiago dos Santos

RACIALISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

KERN, Gustavo da Silva

OS CIRCUITOS DE TRABALHO INDÍGENA: OS PROFISSIONAIS INDÍGENAS COMO NOVOS SUJEITOS DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

AMARAL, Wagner Roberto do

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: OUVINDO CRIANÇAS E ADULTOS

SOARES, Lucineide Nunes
SILVA, Santuza Amorim da

EDUCAÇÃO E CULTURA NEGRA: FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS

OLIVEIRA, Leunice Martins de

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DIÁLOGOS E INTERFACES ENTRE EXPERIÊNCIAS LOCAIS E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UMA NOVA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO NO BRASIL

MAROUN, Kalyla
OLIVEIRA, Suely Noronha de
CARVALHO, Edileia

EPISTEMOLOGIA DA RESISTÊNCIA QUILOMBOLA EM DIÁLOGO COM O CURRÍCULO ESCOLAR

LARCHERT, Jeanes Martins

DO QUILOMBO AO CANAVIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NUMA COMUNIDADE DO MÉDIO JEQUITINHONHA

BRITO, José Eustáquio de

A (IN)VISIBILIDADE DA JUVENTUDE NEGRA NA EJA PERCEPÇÕES DO SENTIMENTO FORA DO LUGAR

SILVA, Natalino Neves da

A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO INTERCULTURAL COM INDÍGENAS POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO NÃO-CONVENCIONAL

PAVAN, Ruth
LOPES, Maria Cristina Lima Paniago

A CRUZ, O OGÓ E O OXÊ: RELIGIOSIDADES E RACISMO EPISTÊMICO NA EDUCAÇÃO CARIOCA.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de
RODRIGUES, Marcelino Euzebio

O QUE JÁ DISSERAM A RESPEITO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE)? UM ESTUDO EM ANDAMENTO

ARAUJO, Débora Cristina de

A RELAÇÃO ESCOLA-TERREIRO NA PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS CANDOMBLECISTAS

QUINTANA, Eduardo

POLÍTICA EDUCACIONAL E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CRIANÇAS NEGRAS1

VERÍSSIMO, Maria Valeria Barbosa

REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUM QUILOMBO PELO VIÉS DA HISTÓRIA ORAL

REIS, Maria Clareth Gonçalves

JUVENTUDE, PRÁTICAS CULTURAIS E NEGRITUDE: O DESAFIO DE VIVER MÚLTIPLAS IDENTIDADES

GOMES, Nilma Lino

MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR : UM ESTUDO SOBRE OS PRÉ- VESTIBULARES PARA NEGROS E CARENTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DE PAULO, Nelia Regina dos Santos

AVALIANDO UM PRÉ-VESTIBULAR VOLUNTÁRIO PARA NEGROS POBRES

BRANDÃO, André Augusto

A ESCRITA É UM PROCESSO DIFÍCIL! (O QUE PENSAM ESTUDANTES ORIUNDOS DE PRÉS COMUNITÁRIOS SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA UNIVERSIDADE)

BARREIROS, Cláudia Hernandez

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: FAMÍLIA, SUCESSO ESCOLAR E A PERCEPÇÃO DE ALGNS UNIVERSITÁRIOS NEGROS SOBRE A COR

AMORIM, Andréia Maria da Cruz Oliveira
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues

TRINTA ANOS DE ANPEd, AS PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS E O GT 21: MARCAS DE UMA TRAJETÓRIA

SISS, Ahyas
OLIVEIRA, Iolanda de

“QUEM NÃO PODE ATALHAR, ARRODEIA!”: REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO DA PRÁXIS DOS EDUCADORES DOS AGENTES DA LEI 10.639/03

PEREIRA, Amauri Mendes

JOVENS NEGROS, FUTEBOL, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: O PROJETO ESPORTIVO DIGORESTE – CUIABÁ, MT

BRITTO, Walfredo Ferreira de

“A HETEROGENEIDADE AGORA É A MARCA DA UNIVERSIDADE”. REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE DIREITO EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COTISTAS

VALENTIM, Daniela Frida Drelich

SILÊNCIO E COR: RELAÇÕES RACIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO ESTADO DO PARÁ (1970-1989)

COELHO, Wilma de Nazaré Baía

DESAFIANDO O PRECONCEITO RACIAL: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL

SANTOS, Michele dos
CANEN, Ana

A QUESTÃO MULTICULTURAL E O PARADIGMA DA PÓSMODERNIDADE: UMA DISCUSSÃO EDUCACIONAL PELA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

NERI, Pâmela Paula Souza

A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS LIMITES PARA O TRABALHO COM A QUESTÃO ÉTNICO RACIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

BINS, Gabriela Nobre

PROFESSORES SATERÉ-MAWÉ E MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA

LIRA, Márcia Josanne de Oliveira
WEIGEL, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
MARREIRO, Thelma Lima da Cunha

O OLHAR DOCENTE SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: FIOS E TRAMAS DO IMAGINÁRIO SOCIAL DE PROFESSORES EM BELÉM DO PARÁ

BARROSO, Gisele Nascimento
OLIVEIRA, Ilka Joseane Pinheiro

O DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO GT21 DA ANPED (2004-2013)

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção
FERREIRA, Verônica Moraes

A LEI Nº 10.639/2003 NAS ESCOLAS PERNAMBUCANAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

REIS, Maria da Conceição dos
SILVA, Auxiliadora Maria Martins da

COTIDIANO ESCOLAR/(RE)TRATO SOCIAL: CURRICULANDO AS RELAÇÕES RACIAIS

MACHADO, Sandra Maria

OS CANDIDATOS APROVADOS PELO REGIME DE COTAS RACIAIS E OS CONFLITOS SOBRE A IDENTIDADE NEGRA NA BANCA AVALIADORA DE FENÓTIPO

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira
BRITO, Ireni Aparecida Moreira

UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE IGUALDADE E DIFERENÇA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL (2002-2012)

VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos