Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:80

TENDÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos

PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

MORETTI, Vanessa Dias
MOURA, Manoel Oriosvaldo de

ESTUDO DO UNIVERSO IMAGINÁRIO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DE GILBERT DURAND

OLIVEIRA, Gleide Peixoto de
MAIA, Lícia de Souza Leão

AS CONTRIBUIÇÕES CURRICULARES DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

KOORO, Méri Bello

TRADIÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA

PINTO, Neuza Bertoni

ARGUMENTAÇÃO E PROVA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: DESIGN COLABORATIVO DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM

JAHN, Ana Paula
HEALY, Lulu

REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA E A DISSEMINAÇÃO DE IDÉIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

PIETROPAOLO, Ruy César
OLIVEIRA, Maria Cristina Araujo de

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO DAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA GUAPORÉ

GIONGO, Ieda Maria
KNIJNIK, Gelsa

A INFLUÊNCIA DE IMBRICAÇÕES ENTRE CAMPOS CONCEITUAIS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES ENVOLVENDO FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

TELES, Rosinalda Aurora de Melo

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, RACISMO E INCLUSÃO DIFERENCIADA: ESTUDANDO UMA ESCOLA RURAL DO PERÍODO DA CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO

WANDERER, Fernanda

PEDREIROS E MARCENEIROS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FAZENDO MATEMÁTICA: CONHECIMENTO DE NÚMEROS DECIMAIS EM CONTEXTOS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES

GOMES, Maria José
BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa

SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

CARDIM, Viviane Rocha Costa
GRANDO, Regina Célia

PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: IDENTIDADES & GRUPOS COLABORATIVOS

GAMA, Renata Prenstteter
FIORENTINI, Dario

APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A GEOMETRIA A PARTIR DA EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

LAMONATO, Maiza
PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA?

COELHO, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
CARVALHO, Dione Lucchesi de

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA EM FOCO

DOMINGUES, Kátia Cristina de Menezes

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

AZEVEDO, Priscila Domingues de

O PERCURSO HISTÓRICO DA METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

FERREIRA, Viviane Lovatti
PASSOS, Laurizete Ferragut

AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DE ALUNASPROFESSORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

CARNEIRO, Reginaldo Fernando
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion

MEMÓRIAS DE UM ENSINO MODERNO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA BAHIA (1966-1976)

RIOS, Diogo Franco

O DISCURSO DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA – UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

LIMA, Tânia Margarida Costa

“MATEMÁTICA DE SUA VIDA”: RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ADULTOS NO PROCESSO RVCC DE PORTUGAL

FANTINATO, Maria Cecilia

ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO DE CASCAVEL - PR: ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E COTIDIANO DISCENTE

CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva
SZYMANSKY, Maria Lidia Sica

O NUNCA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POR UMA POLÍTICA COGNITIVA INVENTIVA

ROTONDO, Margareth A. Sacramento

MATEMÁTICA COMO ACONTECIMENTO NA SALA DE AULA

CLARETO, Sônia Maria

TORNANDO-SE PROFESSORA: NARRATIVAS SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

MARTINS, Rosana Maria
ROCHA, Simone Albuquerque da

QUE REPRESENTAÇÕES PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA POSSUEM SOBRE O FENÔMENO DA DEFICIÊNCIA?

MOREIRA, Geraldo Eustáquio
MANRIQUE, Ana Lúcia

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

AZERÊDO, Maria Alves de
RÊGO,Rogéria Gaudencio do

BOLZANO, A FORMAÇÃO DA MATEMÁTICA PURA E A ARITMETIZAÇÃO DA MATEMÁTICA

CLÍMACO, Humberto de Assis
OTTE, Michael Friedrich

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

MORETTI, Vanessa Dias
RIBEIRO, Flávia Dias
PANOSSIAN, Maria Lucia

CRIANÇAS PENSANDO AO RESPONDEREM QUESTÕES ABERTAS EM TESTE DE LARGA ESCALA: O QUE APRENDEMOS COM ELAS?

GASPAR, Maria Terezinha Jesus
SILVA, Erondina Barbosa da
BATISTA, Carmyra Oliveira

ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS NÃO LETIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA

THEES, Andréa

CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE UBERABA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA

JÚNIOR, Ailton Paulo de Oliveira

DO CLIQUE AO TOUCHSCREEN: NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZADO MATEMÁTICO

BAIRRAL, Marcelo A.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO “DEVER DE CASA”

KNIJNIK, Gelsa
JUNGES, Débora de Lima Velho

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

OLIVEIRA, Cláudio José de

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CURRÍCULOS, AVALIAÇÃO, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti

AS ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR

SOARES, Fernando Gabriel Eguia Pereira

NECESSÁRIA, SIM, MAS NÃO SUFICIENTE

SILVA, Vicente Eudes Veras da

AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO MATEMÁTICO E ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REFOSCO, Marideisa Ita
MENDES, Clayde Regina
ROGOVSKI, Inês

TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO CENÁRIO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

PINTO, Neuza Bertoni

EQUADOR, PARALELOS E MERIDIANOS: APENAS LINHAS IMAGINÁRIAS?1

PATAKI, Irene
ALMOULOUD, Saddo Ag

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CINEMA: CENÁRIOS DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS

MESQUITA, Carla Gonçalves Rodrigues de

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

LOPES, Celi Aparecida Espasandin

PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO POR CONHECIMENTO: O CASO DA MATEMÁTICA

KESSLER, Maria Cristina

PERFIS DE ENTENDIMENTO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

FROTA, Maria Clara Rezende
BORGES, Oto

SONDANDO E INTERVINDO NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS: O CASO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS

BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa

TENDÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

ANDRADE, José Antonio Araújo
NACARATO, Adair Mendes

O DITO, O ESCRITO E O REFLETIDO: A REELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira
BRITO, Arlete de Jesus

CONTANDO HISTÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PRODUÇÃO/MOBILIZAÇÃO DE CONCEITOS NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ANDRADE, Débora de Oliveira
GRANDO, Regina Célia