Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:64

A EDUCAÇÃO NO DESEJO: A LINGUAGEM E A ÉTICA EM EMMANUEL LÉVINAS

MENEZES, Magali Mendes de

POSITIVISMO NO PARANÁ: UMA PESQUISA FILOSÓFICO-EDUCACIONAL

HENNING, Leoni Maria Padilha

CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: DESAFIOS DE ONTEM À FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (POLÍTICA) DE HOJE

OLIVEIRA, Neiva Afonso
OLIVEIRA, Avelino da Rosa

PENSAR A FUNÇÃO-EDUCADOR: APROXIMAÇÕES FOUCAULTIANAS VOLTADAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE SUBJETIVIDADES ATIVAS

CARVALHO, Alexandre Filordi de

EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA

NODARI, Paulo César

EDUCAÇÃO, HISTÓRIAS E SENTIDO EM HANNAH ARENDT

ALMEIDA, Vanessa Sievers de

FOUCAULT PROFESSOR

RAMIREZ, Carlos Ernesto Noguera

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: IDEOLOGIA ACERCA DA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO

DEMARI, Cezar Luiz

ARTE E FORMAÇÃO HUMANA EM LUKÁCS E VIGOTSKI

DUARTE, Newton

O ILUMINISMO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU

DALBOSCO, Cláudio Almir

EDUCAÇÃO, PARANÓIA E SEMIFORMAÇÃO

BUENO, Sinésio Ferraz

DA NATUREZA À FELICIDADE: UMA EDUCAÇÃO PELA LIBERDADE EM ROUSSEAU

MACIEL, Ceila Portilho

JÁ NÃO ESTRANHAMOS MAIS NADA! DA NECESSIDADE DA CULTURA ÉTICA (BILDUNG) EM BALIZAR OS PROCESSOS EDUCACIONAIS (ERZIEHUNG) SEGUNDO G. W. F. HEGEL

SILVA, André Gustavo Ferreira da

LABIRINTOS DO FILOSOFAR/PESQUISAR COM NIETZSCHE E DELEUZE

COSTA, Gilcilene Dias da

ALTERIDADE E O PARADOXO DA HOSPITALIDADE NA EDUCAÇÃO

MIRANDA, José Valdinei Albuquerque

TEORIA CRÍTICA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA NO CAMPO EDUCACIONAL E ALGUNS COMENTÁRIOS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO

JÚNIOR, Carlos Antônio Giovinazzo

ENTRE A JUSTIÇA E A FELICIDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO MORAL

CÂMARA, Luiz

GABRIEL TARDE E A CIRCULAÇÃO DAS MODAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: METAMORFOSES DA CRENÇA AUTOBIOGRÁFICA

CESTARI, Luiz Artur dos Santos

HERBERT SPENCER E OS PRINCÍPIOS DIRIGENTES DA EDUCAÇÃO INTELECTUAL

MENDONÇA, Samuel

OS PERIGOS ÉTICOS DE FOUCAULT ENTRE A METAFÍSICA E A EXPERIMENTAÇÃO DE SI: POR UMA ONTOLOGIA SEM CABIMENTO

FREITAS, Alexandre Simão de

EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E EXPRESSIVIDADE ESTÉTICA: ALGUMAS OBSERVAÇÕES

SILVA, Alex Sander da

A ÉTICA NOS PARÂMETROS CORRICULARES NACIONAIS: ENTRE O COMUNITARISMO E O LIBERALISMO

SILVA, Sidney Reinaldo da

EDUCAÇÃO E COMPAIXÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE MAX HORKHEIMER

SILVA, Divino José da

LIPMAN E O ENSINO DE UMA FILOSOFIA IDEAL

SANCHEZ, Liliane Barreira

A DIMENSÃO ESTÉTICA, A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA: DIVERGÊNCIAS ENTRE DEWEY E ADORNO

PAGNI, Pedro Angelo

O GOVERNO DA RAZÃO: ESCOLARIZAÇÃO, SUBJETIVAÇÃO E PSICOLOGIA GENÉTICA

GURGEL, Paulo

EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE: UMA ATITUDE DE MÁ-FÉ

DANELON, Márcio

ANOTAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CEPPAS, Filipe

AS TRANSFORMAÇÕES NA ESFERA PÚBLICA E AÇÃO ECOLÓGICA: EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM TEMPOS DE CRISE DA MODERNIDADE

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura

SENTIDOS DO FAZER E DA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO

CARMINATI, Celso João

HEGEL: O CONCEITO DE FREIHEIT FUNDAMENTANDO A NOÇÃO DE BILDUNG

FERREIRA, André

EDUCAÇÃO E TOLERÂNCIA: ARTICULAÇÕES ÉTICAS E PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS

ANDRADE, Marcelo

ADORNO E O PÓS-MODERNO

LOUREIRO, Robson

HEIDEGGER E O PENSAMENTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

DELLA FONTE, Sandra Soares

FILOSOFIA E FORMAÇÃO HUMANA

LORIERI, Marcos Antônio
ALMEIDA, Cleide R. Silvério de
DIAS, Elaine Dal Mas
PETRAGLIA, Izabel

EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E ONTOLOGIA: UMA VINDICAÇÃO A PARTIR DE LUKÁCS

AVILA, Astrid Baecke
ORTIGARA, Vidalcir

MEMÓRIAS ESCOLARES: SEM RESSENTIMENTOS

DOZOL, Marlene de Souza

O SUJEITO DA EDUCAÇÃO NO HORIZONTE DA INTERSUBJETIVIDADE COMUNICATIVA

MENDES, Vitor Hugo

O OPERAR PEDAGÓGICO SOB O PRIMADO DA COMUNICAÇÃO: A PEDAGOGIA EM PERSPECTIVA AUTO-FUNDANTE

BOUFLEUER, José Pedro

SOBRE A INSANA OBSESSÃO DO TRABALHO E A DOCE VIRTUDE DO ÓCIO EM O DIREITO À PREGUIÇA (1880), DE PAUL LAFARGUE: UM APELO À SKHOLÈ

ALBORNOZ1 , Suzana

A HERMENÊUTICA COMO MÉTODO EMPÍRICO DE INVESTIGAÇÃO

WELLER, Wivian

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO CULTURAL E PLURALIDADE DE PERSPECTIVAS ENTRE OUTROS (EN)CANTOS DAS SEREIAS

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach
TREVISAN, Amarildo Luiz

MAIÊUTICA SOCRÁTICA OU TERAPIA WITTGENSTEINIANA?

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia

LINGUAGEM, ESTÉTICA E ENSINO: NOTAS PARA ESTUDO

SILVA, Humberto Pereira da

A CIVILIZAÇÃO CONTRA A TRADIÇÃO NO PROJETO ILUMINISTA DE CONDORCET

SILVA, Sidney Reinaldo

TEORIA CRÍTICA, FORMAÇÃO ESTÉTICA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA, FORMAÇÃO ESTÉTICA E O CONCEITO DE PROFESSOR REFLEXIVO-TRANSFORMATIVO

MARKERT, Werner

A EXPERIÊNCIA E O PENSAR EM DEWEY E FREIRE: RELAÇÕES E INFLUÊNCIAS

SILVA, Ursula Rosa da

A DIALÉTICA SOCRÁTICA COMO PAIDÉIA IRÔNICA

ZUIN, Antonio

A FILOSOFIA DE LEIBNIZ PARA PENSAR A INTERDISCIPLINARIDADE? IMPLICAÇÕES DE UM PENSAMENTO PLURALISTA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos

PRÁTICAS DE SI E EDUCAÇÃO: O SI MESMO E O CINEMA

ALMANSA, Sandra Espinosa