Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:101

SABERES ESCOLARES NO ENSINO DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA SOCIAL ESCOLAR

PUGAS, Márcia Cristina de Souza
RAMOS, Ana Paula Batalha

FILOSOFAR COM CRIANÇAS? UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

SALLES, Conceição Gislane Nobrega Lima de

A ENCRUZILHADA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ENTRE O MELHOR E O PIOR MOMENTO

MARTINS, Josemar da Silva

A ESCOLA PÚBLICA E A CONSTITUIÇÃO DE UM DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DE EXCLUSÃO SOCIAL

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert
DHEIN, Carla Juliana Formulo
PORTO, Gilceane Caetano
SIEVERT, Mara Lisiane

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ÉTICA E O TRABALHO DOCENTE

GONÇALVES, Helenice Maia

A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO COLETIVO DOCENTE: TÁTICAS PARA REEXISTIR COTIDIANAMENTE

VARANI, Adriana

EXPERIÊNCIAS DE IN/EXCLUSÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR: DESAFIOS E COMPLEXIDADES

FABRIS, Eli Terezinha Henn

HISTÓRIAS DAS SALAS DE AULA, O QUE PODEMOS COMPREENDER COM ELAS

MACEDO, Regina Coeli Moura de

PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

RIBEIRO, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann
SOUZA, Carolina Gonçalves

A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA DA E NA ESCOLA

PAULA E SILVA, Joyce Mary Adam de
SALLES, Leila Maria Ferreira

A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ECONÔMICO EM CRIANÇAS: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de

CONCEPÇÃO DE PAIS E ALUNOS SOBRE CICLOS E PROGRESSÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

JACOMINI, Marcia Aparecida

AUTO-AVALIÇÃO ESCOLAR - ESPAÇO PARA FALAR DE SI

TRAVERSINI, Clarice Salete
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro
DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost
SOUZA, Nadia Geisa Silveira de

O BAIXO DESEMPENHO NA ESCRITA DE CRIANÇAS DE CLASSE MÉDIA SOB A ÓTICA DE SUAS MÃES

COLACIOPPO, Ana Carolina

ESCOLA EM CICLOS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000 A 2006)

MAINARDES, Jefferson
GOMES, Ana Cláudia

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA PÚBLICA DE SINOPMT: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA

PONCE, Carla Sprizão
NETA, Maria da Anunciação Pinheiro Barros

A PEDAGOGIA DE RESULTADOS E A PEDAGOGIA DO ATO RESPONSIVO RESPONSÁVEL: O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

VAREJÃO, Joana d'Arc Souza Feitoza
LUCIO, Elizabeth Orofino

A AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DE CRIANÇAS COM HISTÓRICO DE REPETÊNCIA

FISCHER, Gabriela Maia
GESSER, Verônica

GÊNERO E SEXUALIDADE NUMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: SOB OS EFEITOS DA LUA CHEIA QUEER

PEIXOTO, Leonardo Ferreira

TEMPO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO TEMPO REDUZIDO AO TEMPO COMO SIMULTANEIDADE

PINHO, Ana Sueli Teixeira de

OS ESQUECIDOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E A PERCEPÇÃO DE SEUS ATORES

DAVIS, Claudia Leme Ferreira
TARTURE, Gisela Lobo Baptista Pereira
ALMEIDA, Patrícia C. Albieri de
SILVA, Ana Paula Ferreira da

DE LAVRADORA À PROFESSORA PRIMÁRIA: NARRATIVAS, DOCÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA/NA ROÇA

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco

O RECREIO COMO LUGAR DE PESQUISA DA CULTURA DE PARES INFANTIS

SOUZA, Karla Righetto Ramirez de

RESSERIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE NITEROI

AROSA, Armando de Castro Cerqueira

AVALIAÇÕES EXTERNAS E O EXERCÍCIO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: RESULTADOS DE ESTUDO EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PAULISTA

PIMENTA, Cláudia Oliveira

TRABALHO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXAME DAS TRANSFORMAÇÕES GERADAS POR PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

LIMA, Iana Gomes de
GANDIN, Luís Armando

ALUNOS EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UNIVERSALIDADE OU FOCALIZAÇÃO?

COELHO, Lígia Martha C. da Costa
HORA, Dayse Martins
ROSA, Alessandra Victor do Nascimento

ACOMPANHANDO UMA TURMA DE CRIANÇAS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O INÍCIO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida
SOUTO, Kely Cristina Nogueira

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE LEITORES: O EQUILÍBRIO ENTRE MODELO DE COMPETÊNCIA E O MODELO DE DESEMPENHO

LEITE, Vania Finholdt Angelo

NARRATIVAS COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: A TESSITURA DE UMA PESQUISA

REIS, Graça Regina Franco da Silva

SENSÍVEIS OLHARES PARA UM VIOLEIRO CANTADOR. MOVIMENTOS DE PESQUISA E DE EDUCAÇÃO PARA COMPREENDER A CIDADE

MEDEIROS, Andréa Borges de

IDENTIDADES MUSICAIS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS E FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TORRES, Maria Cecilia Araujo Rodrigues

A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPASSES, DESCONSTRUÇÕES E PERSPECTIVAS

SOUZA, Gloria Maria Anselmo de
SILVA, Márcia Maria e
SILVA, Leda Marina Santos da

MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO: ABORDAGEM EXPERIENCIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

SOUZA, Elizeu Clementino de

A COMPLEXIDADE DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM E A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

SAMPAIO, Carmen Sanches

A FORMAÇÃO DOCENTE E OS SUPLEMENTOS INFANTO-JUVENIS: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA A SER CONSTRUÍDA

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de

A RELAÇÃO AFETIVIDADE-APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: ENFOCANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO

PANIZZI, Conceição Aparecida Fernandes Lima

ÍNDIO QUER ESCOLA

PAES, Maria Helena Rodrigues

A INSERÇÃO DA CULTURA CORPORAL NO PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL: UMA PESQUISA PARTICIPANTE

NEIRA, Marcos Garcia

EDUCAÇÃO PARA A TOLERÂNCIA

LOPES, José de Sousa Miguel

ESCOLA, BIO-PODER E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL DA SAÚDE NOS DISCURSOS DE ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

LIMA, Rita de Cássia Pereira
PARRILA, Marlene Bíscolo

OS EDUCADORES E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO (1992-2001)

JACOMINI, Márcia Aparecida

“SEM AS REUNIÕES A ESCOLA NÃO EXISTE! NÃO TEM COMO!”: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA COLABORATIVA

DAMIANI, Magda Floriana

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR: O MODELO ADOTADO EM ANGRA DOS REIS

COSTA, Marly de Abreu

EDUCAÇÃO INTEGRAL : CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

COELHO, Lígia Martha

REPRESENTAÇÕES DA TV NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

BERGMANN, Leila Mury

UM JOGO DE LUZ E DE SOMBRAS: LÓGICAS DE AÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

ARAÚJO, Mairce da Silva
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal

ESCOLA EM CICLOS: EXPLORANDO A MULTIPLICIDADE DE VOZES E INTERPRETAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

MAINARDES, Jefferson

DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E VYGOTSKY SOBRE EDUCAÇÃO

MARQUES, Luciana Pacheco
MARQUES, Carlos Alberto

A AVALIAÇÃO NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO NO DF

Villas Boas, Benigna Maria de Freitas