Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:113

CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DO DIÁLOGO DAS CRIANÇAS COM O DISCURSO DA ESCOLA

LIMA, Francisca Maura

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E O ENSINO FUNDAMENTAL

AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de

ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO

AZEVEDO, Patricia Bastos de
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa

DO ACERVO AO LEITOR: POR UMA POLÍTICA DA DIFERENÇA NO CAMPO DA LITERATURA INFANTIL

FELIPE, Eliana da Silva

PROVINHA BRASIL: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA

CORREIA, Joelma Reis

CULTURA ESCRITA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO NORMAL SUPERIOR

PAVÃO, Andréa

ESCRITA, ESCRITURA E SOCIEDADE ESCRITURÁRIA NO COTIDIANO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS DE UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA

GARCIA, Inez Helena Muniz

USOS DO LETRAMENTO ESCOLAR NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ADOLESCENTES

RESENDE, Valéria Barbosa de

“AH, EU ACHO A ORALIDADE MUITO IMPORTANTÍSSIMA, MEU DEUS!” A PROPÓSITO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ORALIDADE

COSTA-MACIEL, Debora Amorim Gomes da
BARBOSA, Maria Lucia Ferreira de Figueiredo

AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALMEIDA, Ana Caroline de

ENSINO DE GRAMÁTICA/ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE DE DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SILVA, Alexsandro da

NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

CAIADO, Roberta Varginha Ramos

A RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NOS TRÊS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ORGANIZADAS EM SÉRIE E EM CICLOS

CRUZ, Magna do Carmo Silva
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O FAZER PEDAGÓGICO DE UMA ALFABETIZADORA BEM SUCEDIDA

SOUZA, Ivânia Pereira Midon de
CARDOSO, Cancionila Janzkovski

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO

MILANEZI, Cynthia Nunes

LETRAMENTO, IDENTIDADE E COTIDIANO ENTRE JOVENS XAKRIABÁ

GERKEN, Carlos Henrique de Souza
OLIVEIRA, Ildete Freitas

APARÊNCIA E ESSÊNCIA NO ENSINO DA LEITURA

ARENA, Adriana Pastorello Buim

O TRABALHO COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA PELAS CRIANÇAS

AQUINO, Socorro Barros de

IMPLICAÇÕES DO SUPORTE DE TEXTOS NA CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

COCO, Dilza

RELAÇÕES ENTRE O ANALFABETO E O ALFABETIZADO: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA COMO ATIVIDADES SOCIALMENTE SITUADAS

LUCIO, Iara Silva
MACIEL, Francisca Izabel Pereira

COMO ALFABETIZADORAS FABRICAM OS SABERES PRÁTICOS E TEÓRICOS NA SALA DE AULA E O QUE SEUS ALUNOS APRENDEM?

CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira

A NARRATIVA VERBO VISUAL E SEU PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO

RAMOS, Flavia Brocchetto

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE OS ALUNOS APRENDEM?

CRUZ, Magna do Carmo Silva

PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO EM MEIOS POPULARES: UMA ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS DE CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE DA PERIFERIA DA CIDADE DO RECIFE

TAVARES, Ana Cláudia Ribeiro
FERREIRA, Andréa Tereza Brito

QUALQUER MANEIRA DE LER VALE A PENA: SOBRE LEITURAS, LEDORES E LEITORES CEGOS

SILVA, Luciene Maria da

A PRODUÇÃO DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO: SEMELHANÇAS ENTRE TEXTOS DE ADULTOS E CRIANÇAS

SILVA, Leila Nascimento da

AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de
PELANDRE, Nilcea Lemos

A LEITURA E SEUS PODERES – UM OLHAR SOBRE DOIS PROGRAMAS NACIONAIS DE INCENTIVO À LEITURA

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel

FALA E ESCRITA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa

ESPAÇOS, RECURSOS ESCOLARES E HABILIDADES DE LEITURA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

TEIXEIRA, Roberta Araújo

UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE IMAGENS E TEXTOS VERBAIS EM CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO

BELMIRO, Célia Abicalil

A NARRATIVA ORAL E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE ENSINO

CHAGAS, Lilane Maria de Moura

CULTURA ESCRITA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX EM MINAS GERAIS: SUPORTES, INSTRUMENTOS E TEXTOS DE ALUNOS E PROFESSORES

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva

QUANDO A ESCRITA RESSIGNIFICA A VIDA: DIÁRIOS DE UM AGRICULTOR - UMA PRÁTICA DE ESCRITA “MASCULINA”

THIES, Vania Grim
PERES, Eliane Teresinha

O PAI É O PAPÁ: A VERSÃO DE O BEBÊ BABA EM PORTUGAL

O AUTOR-CRIADOR E O(S) OUTRO(S): A ESTÉTICA DA VIDA NA ESCRITA DE DIÁRIOS DE IRMÃOS AGRICULTORES

THIES, Vania Grim

O DESAFIO DO “ALFABETIZAR LETRANDO” EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO

MELO, Terezinha Toledo Melquíades de
MAGALHÃES, Luciane Manera

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NAS REUNIÕES ANUAIS DA ANPED: ESPAÇOS E TEMAS

SILEIRA, Rosa Maria Hessel
BONIN, Iara Tatiana

PROVINHA BRASIL DE LEITURA: PARA ALÉM DOS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA

DIAS, Elisângela Teixeira Gomes

ENTRE CURSOS E DISCURSOS: O DISCURSO POLÍTICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA LER E ESCREVER NO ESTADO DE SÃO PAULO E A BUSCA DA ESCOLA DE QUALIDADE

ALMEIDA, Camila dos Santos
TASSONI, Elvira Cristina Martins

LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAIS: PROGRESSÃO DESSES EIXOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º CICLO

OLIVEIRA, Solange Alves de

A CONCEPÇÃO DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E A SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DO ATO DE LER

CORREIA, Joelma Reis

O ENSINO DA PROFERIÇÃO DE TEXTOS

ARENA, Adriana Pastorello Buim

“PROFESSORA, “OCÊ” “OCÊ”, NÃO É “OCÊ”, TÁ FALTANDO O “V”. “ENTENDEU? ELES VÃO QUESTIONAR ISSO”. A PROPÓSITO DA COMPREENSÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo

LEITORES RURAIS: APROPRIAÇÃO ÉTICO-PRÁTICA NOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À LEITURA

MANKE, Lisiane Sias

MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ESPAÇO DOMÉSTICO: MEDIADORES E SEUS MODOS DE TRANSMISSÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

PEREIRA, Ana Paula Pedersoli
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva

PALAVRA DE PROFESSOR: ENSINO, LEITURA E LITERATURA SOB O FOCO DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM LETRAS

LAGE, Micheline Madureira

A PRÁTICA DE PROFESSORES DA LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA BAIXADA FLUMINENSE (RJ): A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA E AVALIAÇÃO

RODRIGUES, Jéssica do Nascimento
RANGEL, Mary

A ESCOLARIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO

TRINDADE, Iole Maria Faviero

ALTERAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA - O DIÁLOGO ENTRE A CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA E A ESCOLA.

SIQUEIRA, Cinthia Lucia de Oliveira