Biblioteca

Total de itens:122

A EDUCAÇÃO, O TRABALHO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS SOBRE O MST

VENDRAMINI, Célia Regina

INTEGRAÇÃO CURRICULAR: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O PROEJA

GOTARDO, Renata Cristina da Costa
VIRIATO, Edaguimar Orquizas

TRABALHO VOLUNTÁRIO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE FORMAS RENOVADAS DE EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO CONTRATADA

SOUZA, Silvana Aparecida de

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA E O TRABALHO DOCENTE: A PRECARIZAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO

TONÁCIO, Glória de Melo

O ALONGAMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA AO DESEMPREGO: UMA PANACÉIA A MAIS NO MUNDO DO TRABALHO?

MATTOS, Valéria De Bettio
BIANCHETTI, Lucídio

O INTELECTUAL URBANO COMO “CIDADÃO-FUNCIONÁRIO”: VOLUNTARIADO CORPORATIVO COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CAPITAL

ANDRADE, Flávio Anício

TRABALHO, SABERES SOCIAIS E IDENTIDADE: A EXPERIÊNCIA DE PESCADORES ARTESANAIS NO ESTADO DO PARÁ

RODRIGUES, Doriedson do Socorro
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima

REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE PÚBLICA

MONTEIRO, Maria Alcina Gomes de Sousa

A ESCOLA E A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA FUMICULTURA CATARINENSE

CONDE, Soraya Franzoni

A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO: DESAFIOS TEÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal

OS SENTIDOS DO TRABALHO E OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS

QUARESMA, Adilene Gonçalves

O FETICHE DA TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: TENTATIVA DE EXPLICAÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR

PELISSARI, Lucas Barbosa

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: INDICAÇÕES DE COMO SE EXPANDE A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

ROCHA, Marisa Brandão

EDUCAÇÃO E TRABALHO NO MST: UMA REFLEXÃO SOBRE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO DESDE A EXPERIÊNCIA DO PRONERA

MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de
OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de

DO ‘TRAINING WITHIN INDUSTRY’ (TWI) PARA OS ‘QUATRO PILARES’ DE DELORS: A RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE AS TECNOLOGIAS GERENCIAIS E A EDUCAÇÃO

MUELLER, Rafael Rodrigo

MERCOSUL EDUCACIONAL: A CONTRARREFORMA SILENCIOSA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SILVEIRA, Zuleide Simas da

O TRABALHO E O LAZER COMO UNIDADE DIALÉTICA NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO

OLIVEIRA, Sueli Mara de
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A MATERIALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

OLIVEIRA, Ramon de
PONTES, Ana Paula Furtado Soares

EDUCAÇÃO PARA A INDÚSTRIA: A FIEMG, A FORMAÇÃO HUMANA E O NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO (1951-1960)

SANTOS, Jane Maria dos
LUCENA, Carlos Alberto

“TODOS PELA EDUCAÇÃO”: O PROJETO EDUCACIONAL DE EMPRESÁRIOS PARA O BRASIL SÉCULO XXI

MARTINS, André Silva

TRABALHO, PRÁXIS E O PROGRAMA MARXIANO DE EDUCAÇÃO

SOUSA JÚNIOR, Justino de

O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO E O TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO: AMPLIANDO O DEBATE COM OS MOVIMENTOS DE LUTA SOCIAL

TITTON, Mauro

OS JOVENS E OS LABIRINTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRILHAS INCERTAS NUM MUNDO EM TRANSIÇÃO

TEIXEIRA, Ana Maria Freitas

A ESCOLA SECUNDÁRIA BÁSICA EM CUBA: INTEGRAÇÃO DO ESTUDO COM O TRABALHO

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas

MODO DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA: CATEGORIA CHAVE PARA A COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA DO LAZER

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça

DO CÉREBRO PARA OS OLHOS TRABALHO DE ARTE, CLASSE E EDUCAÇÃO

REIS, Ronaldo Rosas

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA IBERFOP

OLIVEIRA, Ramon de

A PEDAGOGIA FABRIL DESVELADA NO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DO TÉCNICO INDUSTRIAL EM EMPRESAS FLEXÍVEIS

PONTES, Ana Paula Furtado Soares

ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES

CARDOZO, Maria José Pires Barros

JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PROGRAMA NACIONAL DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO EM DISCUSSÃO

BARBOSA, Carlos Soares
DELUIZ, Neise

A (DES) ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SENAI-PE/SESI-PE ATRAVÉS DO PROJETO EMEP (ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)

OLIVEIRA, Antonio Marcos Alves de

AS SOLUÇÕES PARA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

CONDE, Soraya Franzoni

PROCESSO DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE IMAGENS DE BONDADE E O MAL-ESTAR DOCENTE

VIEIRA, Jarbas Santos

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO INTEGRADO

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima

O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA PERSPECTIVA MATERIALISTAHISTÓRICA

FERNANDES, Luciete Valota

ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E SEUS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS: NA MIRA(GEM) DA POLITECNIA E DA (DES)INTEGRAÇÃO

BEZERRA, Daniella de Souza
BARBOSA, Walmir

COMPETÊNCIAS: O RETORNO DO TRABALHO AO TRABALHADOR?

ZANDONADE, Viviane
LIMA, Marcelo

QUEM QUER SER PROFESSOR? A PRECARIEDADE OBJETIVA E SUBJETIVA NO TRABALHO DOCENTE

RIGOLON, Walkiria
VENCO, Selma

AS TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICA E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO: NOVOS APORTES NA RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO

BIANCHETTI, Lucídio
TURNES, Luiza

EDUCAÇÃO E SALÁRIOS: O QUE NOS DIZ O MERCADO DE TRABALHO

OLIVEIRA, Ramon de

A CONSOLIDAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO POLÍTICA

LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da

ENSINANDO A SER TRABALHADOR: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES NO TELECURSO 2000

WENDORFF, Tatiana da Silva

LIMITAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E NA CARREIRA DE FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NAS UNIVERSIDADES DO RIO DE JANEIRO

VIEIRA, Fernando de Oliveira

INSERÇÃO PROFISSIONAL E IMAGINÁRIO SOCIAL

TUPPY, Maria Isabel Nogueira

TRABALHO, ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO: VISITANDO NOVAMENTE OS “MANUSCRITOS” DE MARX

TUMOLO, Paulo Sergio

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA: CURRÍCULOS COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO

SOARES, Ana Maria Dantas

COMPETÊNCIAS: FLUIDEZ E AMBIGÜIDADES PARA ADMINISTRAR A FORMAÇÃO DO “NOVO” TRABALHADOR

SILVA, Monica Ribeiro da

A FUNÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA NOVA SOCIABILIDADE DO CAPITAL

Silva, Maria Emília Pereira da

A CENTRALIDADE DA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO BRASIL

SANTOS, Neide Elisa Portes
FIDALGO, Fernando

TEORIA DO CAPITAL INTELECTUAL E TEORIA DO CAPITAL HUMANO: ESTADO, CAPITAL E TRABALHO NA POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOIS MOMENTOS DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos