Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:217

“AS DIFERENÇAS ESTÃO ‘BOMBANDO’ NA SALA DE AULA”: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

RUSSO, Kelly
ARAÚJO, Cinthia Monteiro de

COLABORAÇÃO ENTRE O MUSEU E A ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA POTENCIALIZADORA DE PROJETOS POLÍTICOPEDAGÓGICOS EMANCIPATÓRIOS

VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo

INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DOCENTE NA GRADUAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DO EIXO - FORMAÇÃO PRATICA - DO ENSINO JURÍDICO

FERNANDES, Sônia Regina de Souza

O PROFESSOR NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA – AUSÊNCIA OU PRESENÇA ALHEADA?

MAGALHÃES, Solange M. O.
SOUZA, Ruth Catarina C. R. de
GUIMARÃES, Valter Soares

EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO – POSSIBILIDADES DO CONTEXTO ESPANHOL

ALMEIDA, Maria Isabel de

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

NOGUEIRA, Maria Cristina Matos

O OFÍCIO DE PROFESSORA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALTO DESEMPENHO NO RIO DE JANEIRO

LELIS, Isabel Alice
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda
MESQUITA, Silvana Soares de Araújo

DIDÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO

VEIGA, Ilma Passos Alencastro
SILVA, Edileuza Fernandes da
XAVIER, Odiva Silva
FERNANDES, Rosana César de Arruda

TRAJETÓRIAS E LUGARES DA FORMAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DO COMPROMISSO INDIVIDUAL À RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL

CUNHA, Maria Isabel da

A DIDÁTICA DO ATELIÊ DE ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

FERRARO, Silvana Weihermann
BAIBICH-FARIA, Tânia Maria

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E MÉTODO DE ENSINO: ENCONTROS DE SABERES NA DIDÁTICA DA HISTÓRIA

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi

FORMAR E FORMAR-SE NA ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA

MOURA, Manoel Oriosvaldo
ARAÚJO, Elaine Sampaio
ALARCÃO, Isabel
TAVARES, José

ESTRUTURA DISCIPLINAR, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E ESTILO DOCENTE: CATEGORIAS PARA INTERPRETAR A SALA DE AULA

VILLANI, Alberto
FREITAS, Denise de

SABERES PEDAGÓGICOS: ATIVIDADE DOCENTE EM GEOGRAFIA

GONÇALVES, Pedro Wagner

BASES EPISTEMOLÓGICAS E ENFOQUES DIDÁTICOS IMPLICADOS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi
SCHNELTZER, Roseli Pacheco

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NUMA SOCIEDADE EM PROCESSO DE MUDANÇA ACELERADA: DOCÊNCIA E INOVAÇÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA

CASTANHOS, Maria Eugenia de Lima e Montes

APRENDENDO NA INTERAÇÃO COM OUTROS

MOTA, Maria Silvia Cesário
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de

CONHECER E APRECIAR A NATUREZA: DESAFIOS DA TEMÁTICA AMBIENTAL ENFRENTADOS POR UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini
CARVALHO, Luiz Marcelo de

SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: CASO DA NUTRIÇÃO – TEIA DA ADMINISTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza

EDUCAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ANOMALIAS NO CONTEXTO DO PARADIGMA TRADICIONAL DE ENSINO?

VILARINHO, Lúcia Regina

AVALIAÇÃO FORMATIVA DE APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR: UM PROCESSO CONSTRUÍDO E VIVENCIADO

BITTENCOURT, Neide Arrias

A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURA

BERBEL, Neusi Aparecida Navas

A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PLURAL NO UNIVERSO DOCENTE

SOARES, Cláudia Caldeira

A QUESTÃO DA MUDANÇA NA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

RAMOS, Geralda Terezinha

PROJETO PEDAGÓGICO E ESCOLA DE PERIFERIA: SONHO OU PESADELO?

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena Galvão Frem

LIÇÕES DO PASSADO QUE RESSIGNIFICAM O PRESENTE. OU PELA REAFIRMAÇÃO DE UMA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

MARTÍNEZ, Silvia Alícia

PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos

FILOSOFIA E DIDÁTICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONHECIMENTO

MONTEIRO, Silas Borges

ALÉM DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

ARRUDA, Sergio de Mello
UENO, Michele Hidemi

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

MORGADO, Patrícia Paula Lima

PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DESENVOLVENDO A PESQUISA DO PROFESSOR

COMPIANI, Maurício
FIGUEIRÔA, Silvia F. M.
NEWERLA, Vívian B.

A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE: ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO

MELO, Márcia Maria de Oliveira

O ENSINO DE DIDÁTICA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: RECONSTRUINDO UMA TRAJETÓRIA

VILARINHO, Lucia Regina Goulart

O PROFESSOR, O ALUNO E O MATERIAL ESCOLAR: CENAS DE SALA DE AULA DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JUNIOR, Laerthe de Moraes Abreu
VERCELLI, Ana Paula

A MEDIAÇÃO COMO FUNDAMENTO DA DIDÁTICA

ALMEIDA, José Luís Vieira de

DIDÁTICA URBANA: COTIDIANO E ESPAÇO PEDAGÓGICO

CARDOSO, Carlos Augusto de Amorim

PRAGMATISMO, EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY

TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes

PRÁTICA DOCENTE E DE AVALIAÇÃO FORMATIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PLURAL E DIFERENCIADA

GOMES, Suzana dos Santos

PORTFÓLIOS COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAGEM

ALVES, Leonir Pessate

CICLOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE ALUNOS: NOVAS PRÁTICAS DE REGISTRO, VELHAS INTENÇÕES

KNOBLAUCH, Adriane

O MATERIAL IMPRESSO E A INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO NA APRENDIZAGEM INDEPENDENTE

MOULIN, Nelly de Mendonça

ANALOGIAS, METÁFORAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: POR UM PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVO

PÁDUA, Isabel Campos Araújo

ENTRE SABERES E PRÁTICAS: A RELAÇÃO DE PROFESSORES COM OS SABERES QUE ENSINAM

MONTEIRO, Ana Maria F. C.

CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCUSSÃO NO CAMPO DA DIDÁTICA: ANÁLISE DE RESULTADOS DO PROJETO RECRIANDO HISTÓRIAS

SCHMIDT, Maria Auxiliadora
GARCIA, Tânia Maria F. Braga

REFLETINDO SOBRE UMA TRAVESSIA DE PESQUISA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MOVIMENTO

FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa

O ENSINO SUPERIOR NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: INDICADORES DE QUALIDADE EM QUESTÃO

BALZAN, Newton Cesar
JÚNIOR, João Baptista de Almeida

A DIDÁTICA DO ATELIÊ DE ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

FERRRARO, Silvana Weihermann
BAIBICH-FARIA, Tânia Maria

COLABORAÇÃO ENTRE O MUSEU E A ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA POTENCIALIZADORA DE PROJETOS POLÍTICOPEDAGÓGICOS EMANCIPATÓRIOS

VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo

“AS DIFERENÇAS ESTÃO ‘BOMBANDO’ NA SALA DE AULA”: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

RUSSO, Kelly

O PROFESSOR NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA – AUSÊNCIA OU PRESENÇA ALHEADA?

MAGALHÃES, Solange M. O.
SOUZA, Ruth Catarina C. R. de
GUIMARÃES, Valter Soares