Forpred

O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred) constituiu-se, a partir de 1992, como uma instância permanente de organização dos associados institucionais (programas de pós-graduação em Educação) da ANPEd. 

Cabe ao Forpred  contribuir, no âmbito de sua atuação, para a defesa e fortalecimento da área, além de estabelecer a comunicação entre os programas e a Diretoria da associação. 

O Fórum possui uma coordenação nacional, constituída por uma/um coordenadora/r e uma/um vice-coordenadora/r eleitas/os por seus pares com mandato de dois anos. 

Há também as coordenações regionais do Forpred – uma para cada região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

O Forpred Nacional reúne-se ordinariamente a cada  dois anos, imediatamente antes da Reunião Nacional da ANPEd, e os Fóruns Regionais anualmente. Reuniões extraordinárias podem ser realizadas com base em pautas de trabalho devidamente justificadas, mediante convocação da coordenação nacional ou regional, dependendo do caso.

Acesse o Regimento do Forpred.

Forpred Nacional
Andréia Ferreira da Silva (UFCG)
Coordenadora

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA)
Vice-coordenadora


Fóruns Regionais

 

Norte
Waldir Abreu (UFPA)
Coordenador

Jocileia Santana (UFT) e Damião Rocha (UFT)
Vices-coordenadora e vice-coordenador

Nordeste
Cristiano Ferronato (UNIT)
Coordenador

Ana Cristina do Nascimento – Givigi (UFRB) e José Airton de Freitas Pontes Junior (UECE)
Vice-coordenadora e vice-coordenador

Centro-Oeste
Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)
Coordenador

Tiago Zanquêta de Souza (Uniube)
Vice-coordenador

Sudeste
Wagner dos Santos (Ufes)
Coordenador

Alexandre Saul (UniSantos)
Vice-coordenador

Sul
Rosane Carneiro Sarturi (UFSM)
Coordenadora

Bettina Steren dos Santos (PUC-RS) e Juliana Brandão Machado (Unipampa)
Vice-coordenadoras

Histórico das coordenações do Forpred

A solicitação de admissão como associado institucional deve ser feita pela/o Coordenadora/r do programa de pós-graduação em Educação, devendo atender aos requisitos e critérios indicados em edital (item 2)l.

Para um programa se manter como associado institucional, 50% do corpo docente deve ser associado individual e o pagamento da anuidade deve estar em dia.

Lista de associados institucionais em 2023.

Acesse o Edital que regulamenta a inscrição de associados institucionais.

Saiba mais sobre em

Forpred
Manifesto dos/as Coordenadores/as da Área de Educação  (04/09/2019)

Textos dos Grupos de Trabalho ANPEd/Forpred (2019)

Inserção social

Internacionalização

Política de financiamento da pós-graduação

Produção acadêmica

Anexo ao documento de produção acadêmica

Carta de Fortaleza (2017)

Coordenação da Área de Educação

Documento de área 2019 (período 2017-2020)

Documento orientador de APCN da área de Educação (2019)

Relatório do Qualis Periódicos (2019)

Planilha do Qualis Periódicos 2017-2018 para o Seminário de Meio Termo 2019

Documento de área 2016 (período 2013-2016)

Relatório de avaliação da área de Educação 2013-2016 – Quadrienal 2017

Documento de área 2013 (período 2010-2012)

Relatório de avaliação da área de Educação 2010-2012 – Trienal 2013

Capes

Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020

Volume 1

Volume 2

Relatórios dos Grupos de Trabalho da CAPES (2018-2019)

Autoavaliação de programas de pós-graduação

Critérios avaliativos para propostas de cursos novos na modalidade EaD

Ficha de avaliação

Produção técnica

Proposta de classificação de livros

Qualis artístico / classificação de eventos

Relatórios técnicos da Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES (2018-2019)

Avaliação de ensino e pesquisa

Avaliação multidimensional de programas de pós-graduação

Educação doutoral: reformas e tendências

Egressos da pós-graduação: áreas estratégicas

Portaria CAPES nº 182/2018 – Dispõe sobre processos avaliativos das propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento

Portaria CAPES nº 59/2017 – Dispõe sobre o regulamento da Avaliação Quadrienal 2017

Portaria CAPES nº 81/2016 – Define as categorias de docentes que compõem os Programas de Pós-Graduação stricto sensu 

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